24 junho 2009

The Spektrum - Daemonicus Awakening

Pois bem, aqui vai o primeiro ensaio de review de um albúm... E que grande responsabilidade LOL!!!

O Daemonicus Awakening é o primeiro trabalho de longa duração dos The Spektrum, uma banda de Leiria que surgiu em 2005. Depois de arranjarem uma editora é tempo de procurarem uma distribuidora para vender os albúns em Portugal... Ai ai...
O album está bem produzido, é um trabalho muito bom no geral e no particular também. Muito promissor a nível nacional e com pés para andar por esse mundo fora...

Depois de uma curta intro "The Angels Set Our Future Apart" entra a abrir. Com riffs que ficam no ouvido está muito boa. Como outras músicas no albúm tem alterações de ritmo excelentes que tornam a música viva. Esta malha funciona muito bem em palco (sim, funciona...lol) até porque puxa pelo público.
"Embracing the Dark" entra numa onda mais negra mas não menos rápida. Os riffs e as alterações de ritmo continuam em grande parecendo que esta é a continuação da primeira música (mas sem a desvantagem de parecer repetitivo ou enfadonho). O refrão é muito bom e mais uma vez se nota a excelente produção do Dikk e do Aires (WitchBreed) e mistura de Waldemar Sorychta.
"Lost in Time" é talvez a minha música preferida do trabalho (vá... empatada com a "Eternal Fear"). Não foi à toa que foi escolhida para apresentação da banda (podem ver o vídeo aqui). O refrão desta música é poderoso (já me arranjavam era as letras disto) e a bateria impõe o ritmo, ora extremamente rápido ora mais lento e penoso.
A música seguinte "Nenphilis" é mais rápida e menos melodiosa, não que os riffs não soem bem e não tenha melodia alguma, mas é mais crua e mostra algo de diferente no trabalho da banda. Um excelente trabalho do baterista torna-a um ponto central no albúm (ou não fosse ela a música 5 num trabalho com 10 temas).

Chega-se a meio e é tempo de falar um pouco da banda:
Com uma (pequenina) alteração do line-up original os membros são agora: Dyrion – Voz, Engraved – Guitarras, Zouza – Baixo, Abigor – Teclas e Guitarra e Samnu – Bateria. Uma nota para os membros que são todos muito simpáticos e principalmente para o Abigor (a quem eu carinhosamente chamei de Sr. Versátil) porque em palco desdobra-se entre os teclados e a guitarra e (como já referido numa review de um concerto) a diferença nem se nota... Muito bom trabalho em palco que denota já muito trabalho e uma grande vontade de andar para a frente e para outros palcos...

De volta ao albúm "The Awakening" trás algo de novo ao som da banda... uma voz feminina que se conjuga muito bem com a voz do Dyrion e com a sonoridade da música (apesar de eu achar que está um pouco gritada demais). Esta música retoma o tema do albúm e parece-me que as letras são muito interessantes... (Já me arranjavam isso... Again)...
"Drowned in Sadness"... Se calhar à pouco enganei-vos na minha música preferida... Com um sentimento e sonoridades mais melancólicas não deixa de ser rápida. A voz feminina sussurrada (ainda que pouco tempo) entra muito bem e torna a música ainda mais apelativa.
Quase a chegar ao fim está talvez a música que gosto menos... "Tomorrow Dies" pode até ter um significado profundo mas não me diz muito. Há no entanto uma coisa que gosto é a maneira como a voz está "montada" e em que há partes na música em que parece que estão duas pessoas a cantar.
Na penúltima música voltamos ao metal melódico e alterações de ritmo características, no entanto com algumas sonoridades mais... "exóticas", será a palavra certa? "A Cursed Existence" é ligeiramente mais lenta e mais melódica e é um excelente aperitivo para a última música do albúm...
Last but not least: "Eternal Fear"... No meu nick do msn significa para mim o meu maior medo, que é eterno mas com o qual tenho de aprender a viver... Neste albúm bem que pode significar a melhor música dos The Spektrum... Lenta no início apresenta um crescendo acompanhado pelos teclados que é quebrado por um lamento de guitarra... Todo o tema apetece gritar cá para fora aquilo que sentimos... Mais uma vez gostava de ter as letras para apreciar toda a plenitude músical com que esta banda nos presenteia... A velocidade do refrão contrasta com o jorrar de melancolia e sentimento da restante música... Não sei se esta é a ideia principal da música mas funciona muito bem... a parte final com o lamento triste da guitarra a acabar em crescendo antes final está poderosíssima... Sem dúvida a melhor música do albúm... Sem dúvida um albúm para ouvir e voltar a ouvir de novo...
Sem dúvida uma banda que muito promete... Meninos, não me desiludam...


(Edit: As letras podem ser encontradas no Metal-Archives procurando por The Spektrum...) Thank you Zouza =)

4 comentários:

Anónimo disse...

comentariozinho lol

ta bom o blog sim senhora, continua

Anónimo disse...

Bonjorno Misha,
Parabens pela tua 1ª review, eu tambem ja ouvi o album (eheheheheheheheh), e concordo com tudo o que foi dito, hails a Lost in Time e Eternal Fear.
A Lost In Time é a musica mais "idosa" do album, é de 2006, no entanto, penso que ainda seja a preferida de todos nos.
Em relaçao as Letras das musicas, http://www.metal-archives.com/ , no search mete The Spektrum, escolhes o album,e la tens as letras ;)
cheers,
e continua o exelente trabalho
Z

†Engraved† disse...

Hey! Epa finalmente vim aqui por comentário, epá isto de exames, corroi o cerebro todo lol! Mas sim, mt boa review para 1 review, e msm k n fosse a 1, seria uma boa review na msm. Nos na "A cursed existance" gostamos de xamar akilo a parte Allah ^^, foi intencionado a parecer algo arabico, uns sonoros que acho interessantes, e que tenho vindo a desenvolver, não neste cd, mas em musicas que tenho composto. Pois quanto a Lost in Time penso que seja uma das músicas mais cativantes do cd, e aquela k de um só play fica logo no ouvido, nem que seja apenas o refrão! Eternal Fear é sem dúvida a minha música preferida do Albúm eheheh, para mim é a que tem mais "sentimento", não sendo bem esta a palavra que procuro empregar, mas nesse horizonte. E pronto, podia aqui continuar a falar, mas dpois tb nc mais saias daqui com tanto texto lol. Obrigado pelo suporte prestado, pelas reviews aos concertos e ao albúm!
Metal on |m|
†Engraved†

Abigor disse...

Epá tá aqui a malta quase toda..

Boa review, e obrigado (again) pelo apoio.
Tambem concordo com a Eternal Fear, é das musicas que me dá mais prazer tocar juntamente com a The Awakening, acho que tem algo de indefinível, que a faz definidamente diferente lol
Ficamos á espera de mais reviews de concertos nossos ;)

Hails to de darkside! \m/
Abigor