01 fevereiro 2010

Lucifer is Rising Fest - 30 de Janeiro

Well well...

Acho que é melhor começar a voltar às reviews antes que o Blog fique DEMASIADO desactualizado.

Olá a todos! Então? Esse ano novo? Cheio de resoluções?... Pois o meu ano novo foi maravilhoso em Palhais onde a UMAP (União Metaleira dos Amigos de Palhais) foi formada e onde fazia frio e caiu granizo.

Pois e entretanto já se passaram uns quantos (bastantes) concertos mas as reviews desses ficam para mais tarde. Hoje vou fazer a review do Lucifer is Rising Fest.

30 de Janeiro, noite de Lua Cheia...
Numa altura em que a febre dos vampiros foleiros anda aí sentia mesmo saudades de um concerto de Black Metal à maneira... Mas o que encontrei esta noite foi deveras interessante...

Como levei a máquina mas não tirei fotos podem apreciar algumas delas aqui.

Chegados ao Side-B já Intragável estava a tocar. O som não me disse nada... Um Black deste dito "depressivo" ou "moderno" ou então nem uma nem outra... Não posso opinar verdadeiramente porque só ouvi duas músicas... Sem dúvida quero rever para perceber o conceito por trás da banda com membros de Crystalline Darkness e Pestilência.

De seguida a banda da noite como muita gente disse: Inverno Eterno. Um Black depressivo muito bom com acordes memoráveis e uma densidade profunda... O Nada em palco é absolutamente brilhante e digo isto por várias razões: cada um é como é e tem o direito de ser assim. Se o homem gosta de gritar em palco para se exprimir, força. Se ele gosta de se cortar, força. Se ele entra num estado de trance profundo depois da primeira metade do concerto, é porque sente realmente o que faz...
De salientar a participação de elementos alheios à banda na sua apresentação: a guitarrista na segunda música, Vulturius em palco com grande presença e a deixar a sua marca na banda da noite e finalmente (e assinalo aqui um ponto negativo) a presença do vocalista de Black Howling para cantar com o Nada "Trago a morte no olhar"... Era desnecessária tamanha gritaria para mostrar verdadeiro sofrimento, mas se é assim que ele se exprime melhor, que se lixem os ouvidos do público... Quem não gostar que vá embora (e não vale desmaiar com o sangue dos cortes do Nada, como alguém se lembrou de fazer).

Banda seguinte já não trás nada de novo a não ser uma atitude estranha... Crystalline Darkness é uma banda de Black Depressivo/Ambiental que começou com um grande concerto em Cacilhas mas que tem vindo a piorar ao longo das prestações ao vivo... Começa por ter um vocalista controverso que uns adoram e outros odeiam e que parece odiar toda a gente e querer que toda a gente os odeie mas que gosta de ter fotos da banda nas prestações ao vivo... A atitude em palco (como já disse anteriormente) é do critério de cada um, mas ninguém gosta de ser insultado, a menos que (claro, está) o objectivo seja odiar a banda... Não percebo este conceito de Anti-humanismo... Todos têm um objectivo com a criação de uma banda, o objectivo de cada um é pessoal... se o trabalho é pessoal e se quer mostrar é porque há interesse num reconhecimento... Ora se há algum interesse no reconhecimento para quê insultar quem apoia, vai aos concertos, compra as tapes, splits e EPs?... Se o objectivo pessoal é apenas derramar o talento criativo (e um beijo grande ao Nuno por estas palavras inspiradas) e não o reconhecimento, para quê dar concertos?...
Sobre a prestação em si: um início de costas (literalmente) voltadas para o público a cantar algo imperceptível (que muitos disseram ter sido fenomenal) não foi brilhante... A inspiração de António Variações não se notou tendo sido muito mais visível (ou audível) a inspiração de Fernando Pessoa... O facto de dedicarem uma música a Inverno Eterno foi interessante e um momento alto... De resto, e como já disse, acho que as prestações estão a piorar, não se se foi problema de som (que não notei nas outras bandas) ou se foi mesmo a atitude do vocalista que nada mais merece do que aquilo que tanto pede com insultos (que da próxima vez nos vamos todos embora e os deixemos a tocar para uma sala vazia)... Tenho a dizer que apesar de estar a escrever muito sobre Crystalline Darkness passei 75% do concerto na conversa... Sinceramente, acho que a presença do vocalista ensombra a prestação da banda.

Ora e chegamos à parte da review em que se faz uma pausa e se pensa naquilo que nos levou ao Side-B: uma noite de Black Metal... Sabendo que Grave Miasma é uma banda de Black Death bruto e Merrimack fazem Black Metal cru, porque raio por 3 bandas de Black Depressivo/Ambiental/Experimental a abrir?... I think this thought has crossed many minds... Eu sinceramente gosto de todos os estilos e gosto bastante do trabalho de IE e CD mas acho que ficaram algo desenquadrados numa noite assim... (se bem que já vi Gwydion e Desire na mesma noite naquele mesmo palco e achei exactamente a mesma coisa...)...

Voltando à review em si... Grave Miasma (UK): Black/Death puro e duro para animar a noite... Finalmente algum Black que ansiava ver para me libertar do terror gótico deslavado que me persegue nos outdoors da tvi e da sic... LOL... Mesmo assim achei duas coisas... O som parecia embrulhado e a bateria podia ser mais ritmada... Um grande som que pecou por estes dois pequenos pormenores que podiam ser afinados... gostei bastante do baixo e do guitarrista "robô" que puxava pelo público que parecia um pouco apático... boa prestação e um grande concerto!

Finalmente a banda do senhor GRANDE (sim, grande é favor)... Até o Miguel, o Deris ou o Luís se sentiram pequenos ao pé daquele senhor (LOL)... Merrimack!!! Depois de ouvir o último single deles retirado do novo albúm "Grey Rigorism" estava à espera de um Black mais ao meu gosto... E não fiquei (muito) desiludida... O princípio foi bom, com uma ou duas músicas rápidas... Depois... total boredomness (se é que esta palavra existe) durante os minutos seguintes... Não sei se foram 10 ou 20... mas sei que foi sempre igual... Finalmente, a segunda metade do set valeu por todo o concerto... bem merecida dor de pescoço... eheheh... Bom Black Metal como já tinha saudades... Mas sabem uma coisa?... Acho que nada bate o nosso Black Metal nacional (daquele normalzinho sem depressões)... De salientar que comprei o novo albúm de Storm Legion para poder mais tarde opinar sobre ele...

Já tenho saudades de ver Irae, Corpus Christii, Lux Ferre, Koltum...

7 comentários:

Lady Misha )O( disse...

Olá a todos, é minha política normalmente não publicar comentários anónimos (está no blog) mas acho que há comentários que merecem ser colocados aqui:

"Não custa perceber, Crystalline Darkness é pura e simplesmente egoísmo. Porquê dar concertos? A adrenalina e o poder de ter um público à frente pronto a moldar."

"Aliás, essa justificação aplica-se também aos lançamentos, penso eu. Ainda existem bandas/músicos que fazem música para eles próprios."

Concordo e discordo.
Sim, ainda há músicos a fazer música para eles próprios e sim, um música tem todo o direito de ser egoísta, mas aqui argumento com um contra-senso: se a banda/músico é egoísta, para quê querer um público para moldar? Isso é querer influenciar e não fazer música para eles próprios...

Concordo plenamente com o egoísmo em palco, mas egoísmo e insulto são coisas diferentes. E se querem "moldar" o público acho que não é insultando que lá chegam (a não ser que a única vontade seja o ódio mútuo, que penso que seja o objectivo).

Gosto de Crystalline Darkness em estúdio e gosto (já gostei mais) de os ver ao vivo e não gosto de ser insultada. Se querem ser egoístas sejam-no, façam música para eles, façam lançamentos limitados, dêem concertos e sejam vocês mesmo em palco... Mas se querem insultar o público talvez seja melhor começar a dar concertos em que a entrada se faz por convite apenas.

João Galrito disse...

Tu vês insultos, eu vejo uma forma de vincar uma mensagem e separar quem realmente percebe a essência da banda de quem ouve Black Metal porque é "trve evil".

Já agora, pegando em algumas coisas que disseste acerca do concerto de Inverno Eterno: "O Nada em palco é absolutamente brilhante e digo isto por várias razões: cada um é como é e tem o direito de ser assim. (...) Era desnecessária tamanha gritaria para mostrar verdadeiro sofrimento, mas se é assim que ele se exprime melhor, que se lixem os ouvidos do público... Quem não gostar que vá embora (...)."

E ainda isto sobre o concerto de Crystalline Darkness: "(...)que da próxima vez nos vamos todos embora e os deixemos a tocar para uma sala vazia(...)"

Primeiro defendes a liberdade do Nada se exprimir como quer, logo a seguir repudias a forma como o Demoniac o faz. Em que ficamos?

Eu pelo menos quando vou a um concerto (deste tipo e de outros) não espero uma apresentação estéril, um simples desenrolar de músicas. Espero uma experiência, algo que me cause uma reacção. E se te sentiste atingida/incomodada/ofendida, então o objectivo dos "insultos" foi cumprido e a próxima vez que Crystalline der um concerto, estás no teu pleno direito de, como disseste, voltar costas e ir embora ou nem sequer estar presente.

De qualquer maneira isto foi só para tentar explicar um pouco o porquê do que viste, não tinha que o fazer nem é o meu papel, mas pode ser que se tenha feito alguma luz. No hard feelings.

Cumprimentos

Unknown disse...

Se são bandas ditas egoístas. Porque dão concertos???

RGomes

João Galrito disse...

Falando por mim, dou concertos pela adrenalina, pelo "rush", porque me dão a liberdade de me expressar de outras formas e de me soltar, para viajar, conviver. Mas num concerto, quem está em palco é que dita as regras, directa ou indirectamente. Quem é músico percebe isso.

Sofia Garrido disse...

Gostei de ler esta review, deu para ficar com uma melhor noção de como foi a noite, já que com muita pena perdi este evento e gostava muito de ter visto Merrimack, Inverno Eterno e rever C.D., e tinha visto apenas alguns vídeos desta última.
A atitude do Paulo em palco tem sido controversa desde o início.
Estar em palco é ter uma performance e isso faz parte da dele. Nitidamente ele extravasa aquilo que Crystalline Darkness é para si e diz o que lhe apetece estando-se completamente nas tintas para o que vão pensar.
Ainda que concorde que insultos são dispensáveis, acho uma parvoíce que isso incomode alguém.
Também discordo quanto ao egoísmo de que aqui se fala. Se alguém exprime a sua criatividade musical, ideologias, sentimentos, etc., o que quer que queira fazer passar com a sua música, em palco, estará sempre a dar de si. Isso não pode ser egoísmo.
-----------------------------
Já agora... vi o teu mail e ainda não respondi às questões que me colocaste, e que fazem todo o sentido, porque tenho que lhes perguntar ainda. Será que te vejo amanhã no fest do Bichoco? Espero que sim! ;)
Beijinho

Demoniac disse...

Ora viva,
Acabei por me deparar com este blog e li tudo o que aqui se passou. Dado alguns amigos(verdadeiros) terem escrito aqui (e nem me disseram nada...ai ai) vou tb dar o meu contributo (já que falam tanto de mim).

Para mim é assustador as pessoas não entenderem o verdadeiro significado das coisas (claro que cada um tem o seu mundo, mas existem limites na comunicação entre seres humanos). Eu vou tentar explicar, pq hj é um dia em que estou bem disposto.

Uma banda existe em função de si mesma, especialmente quando se fala de musica egocêntrica/pessoal. Existem bandas que gostam que os outros se identifiquem e o público entra na ilusão que a banda só existe por eles ou algo assim.

(Se assim o fosse os Led Zep ainda estavam a dar concertos. Não dão pq não estão bem entre eles e decidem respeitar o momento - das bandas mais adoradas no MUNDO!)

Crystalline Darkness não existe por mais ninguém sem ser por mim (eu que crio tudo em estúdio tenho apenas um baterista que me ajuda na realização física da mesma).
C.D. toca ao vivo por minha vontade de pisar um palco. Eu não toco pq quero lá 1 ou 1000 pessoas. Eu não me importo de tocar para uma sala vazia e aliás gostava desse desafio. Muitos pensam que eu os vejo... eu não vejo ng pq estou bastante longe naquele momento.

As bocas são expurgos para com a hipocrisia no ar. Dá-me vómitos sentir esse cheiro no ar. As palmas insípidas. Sem significado. Um mero reflexo que acaba por estar misturado por aqueles que realmente querem bater palmas. Daí eu preferir o silêncio.

C.D. lança as suas demos/splits e irá lançar o seu álbum pq está a retribuir para o grande vazio-emocional que é o Black Metal. Foi com o BM que eu acordei para algumas realidades e estou lhe muito grato por isso. Estou simplesmente a retribuir.

Nunca foi o público que fez o Black Metal, mas sim os seus músicos, aqueles que precisam de fazer arte para respirar.

Isto não é musica para estar nos TOPs, não é musica para ser um negócio.

Sim existe negócio no BM e existe dinheiro a circular, mas o material com que eu toco e gravo custa dinheiro. Estou a usar os outros como os outros me usam a mim para preencherem um momento (aqueles que realmente apreciam o que eu faço).
Chama-se mutualismo.

Mas não é por esse mutualismo que eu vou ser falso. Não é fácil odiar. É fácil desprezar, mas odiar é tão raro como amar (são irmãos). Dai eu procurar ódio, já que estou a ser ouvido que me dêem aquilo que eu verdadeiramente acho sincero e raro! Vocês não conhecem o meu ódio e muitos não entendem o que é realmente odiar...dai estas reacções (que eu acho parvas)

Quem se sente mal é pq pensa que esses insultos são para si(e até podem nem ser). Muitos não gostam pq quebra o ritual - eu isto consigo compreender e lamento. Mas eu n vou fingir que está tudo bem para os outros gostarem...não sou nenhuma puta!

Por mais egoísta que seja em não ter problemas em vos estragar esse momento, sou ao mesmo tempo generoso quando esse momento permanecer intacto.
Dado que irei sair do palco de consciência limpa para com a minha honestidade.

A vida deu esse momento no 1º,3º,4º concerto de Crystalline Darkness. Em barroselas foi um misto dos dois que me deixou bastante satisfeito.
Foi algo novo e bastante catártico.

É assim que eu encaro a musica ao vivo, como algo inesperado. É esta a razão pela qual eu vou a concertos. Se eu quiser ouvir igual e simplesmente assistir a um reproduzir de carbono de uma gravação...pá oiço no meu quarto, no meu canto, sem estar ao pé de malta que n conheço nem quero conhecer.

(PARTE 1 )

Demoniac disse...

(PARTE 2)

Faz-me confusão as pessoas não entenderem isto! E eu ter que explicar. Tudo bem que muitas bandas fazem o contrário ou simplesmente ficam-se pelo seu silêncio, independentemente do que se esteja a passar em palco. Eu não sou assim e não é algo que consiga mudar. Não é por isso que deixo de as respeitar.

Já agora achei piada ao facto de eu tocar para mim e isso ser incompatível com o facto de aceitar fotos ao vivo.

São este tipo de comentários que me assustam....as pessoas ou são burras ou simplesmente gostam de confundir as outras pq estão magoadas/chateadas com algo.

Eu adoro ver a maneira como os outros olham para a minha poça de ódio. Como um ser racional estou sempre disposto a querer aprender mais e numa foto posso encontrar algo que não me vejo a fazer, estou a aprender comigo mesmo com a ajuda de outro.

Claro que se isso não acontecer eu não morro por isso.
E existem tão poucos fotógrafos a sério (os que entendem esta arte).
Tenho sorte de a Su/Sofia valer por 10 e de tempos para tempos aparecer alguém que me mostra algo bastante interessante.

Eu não digo que não estou disposto a aceitar terceiros (como já aceitei) a respeitar o que eu faço, mas para isso é preciso passarem no teste da honestidade e sinceramente da inteligência.

Entendam de uma vez por todas, que aqui procura-se respeitar o momento, acima de TUDO! Eu para sentir que faço arte tenho que a respeitar. Gosto ao menos de tentar!

Custa-me chamar o que eu faço de BM, pq sendo-o assim arrasto tanta IGNORÂNCIA que estraga uma forma de música tão BELA.

Para existir uma noite de BM não BASTA PAGAR! Tem que existir uma aura no ar, tanto no público como no palco.

Não me vou alongar muito mais. Como sou um ser que até gosta de dialogar, quem quiser que escreva algo para crystallinedarkness@gmail.com .

Mandem insultos tb...nc recebo nenhuns....só destes assim "nas costas"...assim não tem piada. É por eu gostar que ng manda ?

Ou seja só mandam para magoar, não pq querem realmente dizer algo ? Sad but true!

Sinceramente,
Demoniac